Tinta para impressão serigráfica sobre filmes de polietileno tratado de baixa e alta densidade, filmes de EVA, celofanes e papéis em geral.
Muito utilizado para impressão de sacolas de polietileno (sacolas promocionais).
Propriedades:
Tinta de acabamento brilhante, ótima cobertura e muito flexível, longa durabilidade ao exterior e à luz.
Preparação Do substrato:
Quanto a impressão é feita sobre filmes polimerizados de polietileno, polipropileno e EVA, é necessário que o material esteja tratado (tratamento corona) para aderência da tinta. Para os demais materiais, os requisitos normais.
Na tabela abaixo, como referência, nossa intenção ao apresentá-lo é apenas orientadora, pois os níveis mais usados na prática pelos fabricantes de filme serviram como parâmetro para o desenvolvimento de nossos produtos.
Material e tratamento indicados:
- PEBD Polietileno de baixa densidade 37 a 38 dinas.
- PEAD Polietileno de alta densidade 40 a 41 dinas.
- PP Polipropileno 41 a 42 dinas.
*DINA - Unidade de medida usada no processo de tratamento de Corona.
Da tinta:
A tinta deve ser agitada antes do uso e diluída de acordo com a necessidade, utilizando solvente e retardador em climas quentes e secos.
Todas as cores são miscíveis entre si.
Da matriz:
Em nylon ou poliéster de 77-120 fios utilizando emulsão fotográfica.
Método de aplicação:
Indispensável imprimir com a matriz fora de contato com o substrato, em rodo de dureza médio-alta (65-75 shores) e corte vivo, ângulo de 45o, velocidade média e pressão forte.
O substrato deverá estar fixado à mesa de impressão por meio de vácuo ou adesivo, utilizar mesa dura e lisa para impressão.
Secagem:
Tinta de secagem ao ar ambiente, livre do toque em 5 minutos, manuseio em 1 hora e secagem total em 18 horas, podendo ser acelerada com o calor, estufa ou ar quente não ultrapassando 80ºC.
Para evitar problemas de blocagem no empilhamento, aguardar secagem total da tinta para completa evaporação dos solventes.