Como Desentupir Cabeça de Impressão de Impressoras EPSON

Esta guia visa a orientação para efetuar a limpeza e recuperação de cabeças das impressoras jato de tinta EPSON, seguindo as orientações e recomendações deste guia você conseguirá obter maiores e melhores rendimentos de sua Impressora Epson.

SOBRE FALHAS DE IMPRESSÃO

As falhas de impressão podem ser causadas por diversas situações como: condições ambientais de altas temperaturas , umidade relativa do ar muito baixa, até acúmulo de sujeiras ou resíduos de tinta ou poeira.

Para garantir que a impressão seja realizada com mais agilidade e sem borrões, manchas ou falhas, a tinta possuí alguns elementos químicos que garantem todo esse processo e qualidade.

Este mesmo componente de secagem rápida pode e vai agir de diferentes formas de acordo com a temperatura ambiente e umidade relativa do ar. Como exemplo; ambientes com ar condicionado podem causar uma falsa sensação de temperatura ideal. (Mesmo que de um modo geral a umidade relativa do ar não é controlada por certos equipamentos de ar condicionado).

Uma outra condição muito crítica para sua impressora é a falta de uso por um período muito longo, ocorrendo assim o ressecamento da superfície dos injetores de tinta. Superfície esta que é composta por centenas de pequenos orifícios, mais finos que um fio de cabelo, por onde a tinta passa por meio de jatos e compões a imagem ou conteúdo que será impresso. Ex.: (Cabeça  de impressão Preta Stylus 600 = 64 injetores)

A cabeça de impressão dos modelos EPSON Stylus ficam em uma posição de descanso quando o equipamento está em repouso ou desligado. Está posição é sobre a CAP (Captador de Tinta) que faz parte da Bomba de Sucção (Pump). O Captador de tinta tem a função de absorver a tinta durante o processo de limpeza realizado via painel, no processo de troca de cartuchos ou automaticamente ao ligar e com tempos controlados pelo relógio interno da impressora.

Quando a cabeça  de impressão está em repouso o captador está molhado de tinta absorvida em ciclos de limpezas anteriores. Esta tinta não deverá secar, Caso isso ocorra poderá ocorrer o entupimento do CAP e desta forma a impressora não conseguirá efetuar limpezas, uma vez que a limpeza da cabeça é um processo completamente mecânico.

A cabeça de impressão não é acionada eletricamente durante o ciclo de limpeza. Onde geralmente só se nota a falha de uma cabeça de impressão após a troca do cartucho. Pois provavelmente o Pump ou o CAP já se encontravam entupidos e quando foram requisitados se notou a falha.

Evite falhas, veja o que poderá prejudicar sua impressão:

• Uso da impressora em ambientes com temperatura elevada acima de 35°C

• Esgotamento do cartucho de tinta ou remoção do cartucho da impressora por períodos muito longos.

• Uso de cartuchos com o lacre superior violado, removido ou perfurado (etiqueta branca). Causando uma grande entrada de ar no interior do cartucho.

• Cartuchos vencidos; pois a validade de um cartucho depois de aberto é de 6 (seis) meses e 2 (dois) anos quando lacrado em sua embalagem selada à vácuo. As propriedades da tinta se alteram após um grande período de utilização. Podendo secar na própria cabeça de impressão ou causando o entupimento do CAP e PUMP.

As 9 classificações de falhas de impressão

 As falhas de impressão em uma impressora EPSON Stylus podem ser classificadas como:

 Falhas por entupimento ou ressecamento de tinta na Cabeça de Impressão;

 Falhas por entupimento ou ressecamento de tinta no CAP e na válvula de ar;

3° Falha no CAP (CAP deslocado de sua posição original ou molas soltas);

4° Entupimento da mangueira da Bomba (geralmente causado por desligar a impressora durante o processo de limpeza e a mesma ficar nesta condição por um longo período).

 Defeito eletrônico na placa principal (Main Board), devido a queima do fusível de proteção do driver acionador da cabeça de impressão(F1) em função de conexão errada ou com a impressora ligada.

6° Defeito eletrônico na Cabeça de impressão (piezo-elétricos), geralmente notado quando não ocorre o bloqueio de passagem de tinta e a cabeça de impressão não dispara nenhum injetor ou apresenta varias falhas.

 Defeito eletrônico na placa principal (Main Board), queima do driver ou Gate Array que acionam a cabeça de impressão.

8° Falhas do Flat Cable (cabo da Cabeça de impressão), podem estar rompidos ou descascados devido ao atrito na base mecânica, geralmente após 30.000 páginas impressas.

9° Cabeça de impressão em curto devido ao contato de tinta ou liquido de limpeza (S46) com o circuito impresso. Geralmente por uso indevido do liquido de limpeza, uso de cartucho não original ou manuseio indevido por parte do técnico no momento da instalação do Flat Cable e conexão do Flat com a impressora ligada.

 

Procedimento para Recuperação da Cabeça de Impressão

Siga os procedimentos abaixo para efetuar com segurança a limpeza e recuperação da cabeça de impressão

1. Verificação de falhas:

    • Efetuar testes de injetores utilizando procedimento via painel frontal da impressora
      (Exemplo: Para Epson Styllus 600: Ligue a impressora com a tecla de carga de papel pressionada);

 

    • Identificar as possíveis falhas de injetores, cabeças de impressão preta e colorida;

 

    • Verificar as condições de funcionamento da Bomba de Sucção (Pump) e Captador de Tinta (Ink Cap).
      (Faça um teste manualmente);

 

    • Verificar os feltros Absorventes e engrenagens de acionamento da Bomba de Sucção.

 

    • Efetuar um ciclo de limpeza via Software de ajustes (Ink charge)

 

    • Efetuar testes de injetores verificando se houve alguma redução de falhas;

 

    • Imprimir ± 3 folhas de testes em modo texto utilizando todas as cores;

 

    • Efetuar um ciclo de limpeza via Software de ajustes (Ink charge)

 

  • Imprimir ± 3 folhas de testes em modo texto utilizando todas as cores.

Verificar se houve alguma melhora na impressão, faça uma comparação entre a primeira página e a última impressa. Caso o resultado seja negativo siga os passos a seguir:

2. Recuperação e Limpeza

 

    • Retirar a cabeça de impressão, colocar em um recipiente plástico para diluição da tinta ressecada.

 

    • Utilize o liquido de limpeza pronto para o uso, sem a necessidade de diluição em água destilada.

 

    • Deixar a cabeça de impressão por um período de ± 12 horas em contato com o líquido (novo) sem uso.
      Obs: Para a limpeza de uma cabeça é necessário o uso de ± 20 ml do líquido.

 

  • Após as primeiras 12 horas injetar Solução para Desentupimento nos bicos de entrada de tinta em todas as cores (Cyan, Magenta, Yellow e Black).

Injete a solução na cabeça de impressão aplicando uma pressão moderada até que perceba a saída de líquido nos injetores. Obs: Utilize uma seringa de 10 ml, retire a agulha e utilize um pedaço de 10 cm de mangueira de uma bomba de sucção já danificada.

• Retornar a cabeça de impressão por mais 12 horas para a Solução de Desentupimento.

• Injete novamente a solução de desentupimento em todos os bicos de entrada verificando se houve uma redução de injetores entupidos.

• Verifique se não houve o contato da solução de desentupimento com a placa de circuito impresso. Caso tenha ocorrido faça a lavagem e limpeza com álcool isopropílico para evitar a queima da mesma.

• Instale a cabeça de impressão e os cartuchos de tinta novos. Faça a instalação dos cartuchos seguindo o procedimento de instalação de um cartucho novo. Para que a impressora entre no ciclo de troca zerando os contadores de tinta.

• Retorne para os teste iniciais no inicio deste guia.

Observação importante:

O procedimento para recuperação de uma cabeça de impressão será mais efetivo se for aplicado em um prazo curto após o entupimento.

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Nos vemos no próximo post! 🙂

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