Esta guia visa a orientação para efetuar a limpeza e recuperação de cabeças das impressoras jato de tinta EPSON, seguindo as orientações e recomendações deste guia você conseguirá obter maiores e melhores rendimentos de sua Impressora Epson.
As falhas de impressão podem ser causadas por diversas situações como: condições ambientais de altas temperaturas , umidade relativa do ar muito baixa, até acúmulo de sujeiras ou resíduos de tinta ou poeira.
Para garantir que a impressão seja realizada com mais agilidade e sem borrões, manchas ou falhas, a tinta para impressora epson possuí alguns elementos químicos que garantem todo esse processo e qualidade.
Este mesmo componente de secagem rápida pode e vai agir de diferentes formas de acordo com a temperatura ambiente e umidade relativa do ar. Como exemplo; ambientes com ar condicionado podem causar uma falsa sensação de temperatura ideal. (Mesmo que de um modo geral a umidade relativa do ar não é controlada por certos equipamentos de ar condicionado).
Uma outra condição muito crítica para sua impressora é a falta de uso por um período muito longo, ocorrendo assim o ressecamento da superfície dos injetores de tinta. Superfície esta que é composta por centenas de pequenos orifícios, mais finos que um fio de cabelo, por onde a tinta passa por meio de jatos e compões a imagem ou conteúdo que será impresso. Ex.: (Cabeça de impressão Preta Stylus 600 = 64 injetores)
A cabeça de impressão dos modelos EPSON Stylus ficam em uma posição de descanso quando o equipamento está em repouso ou desligado. Está posição é sobre a CAP (Captador de Tinta) que faz parte da Bomba de Sucção (Pump). O Captador de tinta tem a função de absorver a tinta durante o processo de limpeza realizado via painel, no processo de troca de cartuchos ou automaticamente ao ligar e com tempos controlados pelo relógio interno da impressora.
Quando a cabeça de impressão está em repouso o captador está molhado de tinta absorvida em ciclos de limpezas anteriores. Esta tinta não deverá secar, Caso isso ocorra poderá ocorrer o entupimento do CAP e desta forma a impressora não conseguirá efetuar limpezas, uma vez que a limpeza da cabeça é um processo completamente mecânico.
A cabeça de impressão não é acionada eletricamente durante o ciclo de limpeza. Onde geralmente só se nota a falha de uma cabeça de impressão após a troca do cartucho. Pois provavelmente o Pump ou o CAP já se encontravam entupidos e quando foram requisitados se notou a falha.
• Uso da impressora em ambientes com temperatura muito elevada acima de 40°C
• Esgotamento da tinta no reservatório ou entupimento das mangueiras.
• Uso de tintas de baixa qualidade.
• Deixar a impressora parada muito tempo sem uso. Isso fará com que a tinta seque na própria cabeça de impressão causando seu entupimento.
As falhas de impressão em uma impressora EPSON Stylus podem ser classificadas como:
1° Falhas por entupimento ou ressecamento de tinta na Cabeça de Impressão;
2° Falhas por entupimento ou ressecamento de tinta no CAP e na válvula de ar;
3° Falha no CAP (CAP deslocado de sua posição original ou molas soltas);
4° Entupimento da mangueira da Bomba (geralmente causado por desligar a impressora durante o processo de limpeza e a mesma ficar nesta condição por um longo período).
5° Defeito eletrônico na placa principal (Main Board), devido a queima do fusível de proteção do driver acionador da cabeça de impressão em função de conexão errada ou com a impressora ligada.
6° Defeito eletrônico na Cabeça de impressão (piezo-elétricos), geralmente notado quando não ocorre o bloqueio de passagem de tinta e a cabeça de impressão não dispara nenhum injetor ou apresenta varias falhas.
7° Defeito eletrônico na placa principal (Main Board), queima do driver ou Gate Array que acionam a cabeça de impressão.
8° Falhas do Flat Cable (cabo da Cabeça de impressão), podem estar rompidos ou descascados devido ao atrito na base mecânica, geralmente após 30.000 páginas impressas.
9° Cabeça de impressão em curto devido ao contato de tinta ou liquido de limpeza com o circuito impresso. Geralmente por uso indevido do liquido de limpeza, uso de cartucho não original ou manuseio indevido por parte do técnico no momento da instalação do Flat Cable e conexão do Flat com a impressora ligada.
Siga os procedimentos abaixo para efetuar com segurança a limpeza e recuperação da cabeça de impressão
Efetuar testes de injetores pelo software da impressora;
Identificar as possíveis falhas de injetores, cabeças de impressão preta e colorida;
Verificar as condições de funcionamento da Bomba de Sucção (Pump) e Captador de Tinta (Ink Cap).
(Faça um teste manualmente);
Verificar os feltros Absorventes e engrenagens de acionamento da Bomba de Sucção;
Efetuar um ciclo de limpeza via Software de ajustes (Ink charge);
Efetuar testes de injetores verificando se houve alguma redução de falhas;
Imprimir ± 3 folhas de testes em modo texto utilizando todas as cores;
Efetuar um ciclo de limpeza via Software de ajustes (Ink charge);
Imprimir ± 3 folhas de testes em modo texto utilizando todas as cores.
Verificar se houve alguma melhora na impressão, faça uma comparação entre a primeira página e a última impressa. Caso o resultado seja negativo siga os passos a seguir:
Remoção da cabeça de impressão para higienização com Solução para Desentupimento de Cartucho de Tinta e Cabeça de Impressão
Retirar a cabeça de impressão, colocar em um recipiente plástico para diluição da tinta ressecada.
Utilize o liquido de limpeza pronto para o uso, sem a necessidade de diluição em água destilada.
Deixar a cabeça de impressão por um período de ± 12 horas em contato com o líquido (novo) sem uso.
Obs: Para a limpeza de uma cabeça é necessário o uso de ± 20 ml do líquido.
Após as primeiras 12 horas injetar Solução para Desentupimento nos bicos de entrada de tinta em todas as cores (Cyan, Magenta, Yellow e Black).
Injete a solução na cabeça de impressão aplicando uma pressão moderada até que perceba a saída de líquido nos injetores. Obs: Utilize uma seringa de 10 ml e utilize um pedaço de 10 cm de mangueira de uma bomba de sucção já danificada.
• Retornar a cabeça de impressão por mais 12 horas para a Solução de Desentupimento.
• Injete novamente a solução de desentupimento em todos os bicos de entrada verificando se houve uma redução de injetores entupidos.
• Verifique se não houve o contato da solução de desentupimento com a placa de circuito impresso. Caso tenha ocorrido faça a lavagem e limpeza com álcool isopropílico para evitar a queima da mesma.
• Instale a cabeça de impressão e os cartuchos de tinta novos. Faça a instalação dos cartuchos seguindo o procedimento de instalação de um cartucho novo. Para que a impressora entre no ciclo de troca zerando os contadores de tinta.
• Retorne para os teste iniciais no inicio deste guia.
O procedimento para recuperação de uma cabeça de impressão será mais efetivo se for aplicado em um prazo curto após o entupimento.
Não esqueça de participar deixando seu comentário pra gente! Ele é muito importante nos ajudar na criação de novos conteúdos úteis e relevantes para você!
Nos vemos no próximo post! 🙂
Com mais de 15 anos de experiência, a Ink Printer Suprimentos já é conhecida em todo território nacional pela excelência no fornecimento de tintas e insumos de alta qualidade para recarga de impressoras, tintas e materiais para serigrafia e silk screen, tintas e insumos para sublimação, papéis fotográficos e muito mais. Possuímos sólidas parcerias com os fabricantes dos melhores insumos, garantindo excelentes preços e proporcionando as melhores condições de pagamento para você.